Instalando o Agent Zabbix no CentOS 7 (Compilado)

Atualmente o CentOS pode ser considerado como uma das melhores distribuições Linux para servidores, acredito que isso se deva principalmente por se tratar de uma distro totalmente baseada no Red Hat Entreprise Linux, uma distribuição totalmente voltada para o mercado corporativo.

Por sua vez o Zabbix é, atualmente, a principal ferramenta de monitoramento de mercado, como o próprio slogan da marca diz “The Enterprise-class Monitoring Solution for Everyone”, ou no bom Português, “A solução de monitoramento de classe empresarial para todos”.

Juntando estes dois mundos resolvi escrever este pequeno tutorial sobre a instalação do Agente Zabbix no CentOS 7 de forma compilada. A maioria das distribuições atuais, inclusive o CentOS 7, possuem em seus repositórios versões do Zabbix, além de existir pacotes pré-compilados no próprio site da Zabbix SIA. Porém a instalação através da compilação torna o processo mais flexível. E claro ajuda a entender melhor o que está acontecendo em seu sistema.

O primeiro passo é obter as dependências necessárias para a compilação do Zabbix:

yum install libcurl libcurl-devel tree vim wget

A compilação depende de outros pacotes como por exemplo o GCC, esta e outras dependências podem ser resolvidas através do pacote “Development Tools”, sua instalação é bem simples e poderá ser útil no futuro, caso você venha a instalar outros pacotes de forma compilada.

yum groupinstall 'Development Tools'

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*